segunda-feira, 23 de abril de 2012

Quadrinistas e a Televisão na Quantacon


Quantacon

 Na Quantacon, evento realizado pela Quanta Academia de Artes e Rafael Coutinho, que aconteceu nesse fim de semana em São Paulo, a mesa “Quadrinistas e a Televisão” debateu a relação de roteiristas de quadrinhos com outras mídias. Mediado por Fábio Moon, Arnaldo Branco e Yuri Moraes desenvolveram o tema com a platéia.

Escrever para a TV seria uma forma de se sustentar financeiramente enquanto se mantém a paixão de roteirizar quadrinhos. Assim, Branco e Moraes levaram suas carreiras para TV Globo, com Casseta & Planeta, e para a MTV, com Gang! Bang!, por exemplo.

Ambos ainda trataram do tema roteirista desenhando. É comum ver desenhista (que não sabe escrever) contando histórias longas. Mas roteirista (que não sabe desenhar) desenhando é mais comum em tiras. Porém, tanto Branco quanto Moraes (clique nos nomes) se destacaram com novelas gráficas desenhadas por eles próprios. Essas, embora não sejam um primor das artes plásticas, trazem ilustrações que dialogam muito bem com o texto e a história que está sendo contada. Para Branco, além de ser uma forma de realizar seu sonhado projeto, sem depender de terceiros, é um meio para ganhar mais dinheiro, sem ter de dividr cachê.

Ainda trataram da relação entre a teoria acadêmica do roteiro de cinema e do roteiro de quadrinhos. O cinema desenvolveu melhor esses temas, surgindo importantes manuais como os de Syd Field, RobertMcKee e Doc Comparato. Os quadrinhos ainda possuem estudos em um estágio mais incipiente, apesar de Will Eisner e Scott McLoud, por exemplo. Mas na visão de todos, não há fórmula ou forma para se escrever. O roteirista de HQ deve trilhar seus próprios caminhos. Como disse Arnaldo Branco, se alguém falar que tem a fórmula para escrever quadrinhos: fuja!

No mais, uma noite agradável, na qual se pode debater temas que nos são afeitos com grandes artistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário